Travessia 4 Dias e 3 noites
4 dias / GRANDES LENÇÓIS

1° dia. Barreirinhas – APA Pequenos Lençóis – Atins – Rio Negro – Oásis Baixa Grande.
As saídas saem sempre desde Barreirinhas, às 8:30. Iniciamos o Tour de barco voadeira, visitaremos a Área de preservação Ambiental (APA – Pequenos Lençóis Maranhenses, uma Unidade de conservação Estadual), visitaremos os povoados de Vassouras, Mandacaru e parada para almoço na praia de caburé. Depois do almoço uma pequena pausa para descanso, o barco parte para Atins às 13:40 com chegada às 14:00 no porto de Atins.
De lá haverá um transporte 4×4, para nos levar direto a foz do Rio Negro, de onde iniciaremos caminhada em direção ao Oásis Baixa Grande (o trajeto de carro, demora em torno de 1h), depois São de 7km a 8km (2-3hs) de caminhada até o oásis.
Oásis Baixa Grande – 6 famílias vivem nesse recanto da natureza, a beleza da restinga que resiste ao avanço das dunas é impressionante, nos meses de agosto até outubro é farta a quantidade de cajus nos oásis. Os moradores que ali estão, vivem sua tradição com sua aptidão para criação livre de pequenos animais caprinos, ovinos, porcos, galinhas. A pesca na praia, rios e lagoas que ali estão também fazem parte do cotidiano das famílias, algumas família vivem agora também do turismo. Aproveite o tempo livre para explorar o quintal dos moradores e tratar de uma boa conversa com eles. É tradição a tiquira (aguardente de mandioca) típica da região. Vamos pernoitar na casa de uma família nativa.
2° dia – Oásis Baixa Grande – Oásis Queimada dos Britos (12km).
A caminhada inicia ás 5:30 da manhã, com café servido ás 5. A caminhada tem 12km, são 3-4 horas de caminhada efetiva, vamos observar o nascer do sol e cruzar o Rio Negro e entender
sua dinâmica no deserto, vamos conhecer a Ponta do Peadouro, uma região de dunas altas, com excelente view da região. A chegada no povoado está prevista para 10:30hs da manhã. Ficaremos na casa de uma família nativa, onde faremos as refeições e pernoitaremos em rede.
Queimada dos Britos é o segundo Oásis a ser visitado, uma vila com 20 famílias, já associado ao município de Santo Amaro do Maranhão. A vegetação típica é de restinga, nos meses da cheia, o povoado fica parcialmente inundado, o que deixa a aventura ao sair pela madrugada mais emocionante. A comunidade conta com uma pequena escola adaptada, para 9 crianças. 11:00 – 15:30 Horário para almoço e descanso 16:00 – Banho de lagoa e pôr do sol.
19:00 – Jantar Noite livre.
3° dia – Oásis Queimada dos Britos – Betânia (12km).
A caminhada inicia ás 5hrs da manhã, com café servido ás 04:30 A caminhada tem 12km, são 45 horas de caminhada efetiva, vamos observar o nascer do sol. A chegada no povoado está prevista para 10:30hs da manhã. Ficaremos na casa de uma família nativa, onde faremos as refeições e pernoitaremos em rede.
Depois do almoço um a pausa para descanso e as 15:30 sairmos para fazer o pôr do sol e conhecer umas das lagoas mais top da região de Santo Amaro, lagoa do Bicudo gordo. São 7km entre ida e volta.
Patacas é um povoado que tem umas 5 famílias fica no entorno do Parque
19:00 – Jantar Noite livre.
4° dia – Patacas – Betânia (10km)
A saída está prevista para 05hrs da manhã, o café da manhã está servido ás 4:30hrs. A caminhada até o povoado de Betânia é de 3-4hs de passeio entre banhos e caminhadas, no trajeto é possível ver grandes lagoas da região, como as lagoas do junco e Cajueirinho A chegada está prevista para 10hrs, no povoado Betânia que fica a beira das dunas.
10hrs– transfer de Betânia para Santo Amaro em 4x4
13:00h – Volta para Barreirinhas
Data
todo o ano (4 dias)
Estação climática
Inverno
Local de partida
a escolher
Dificuldade
Idiomas
espanhol. Ingles, italiano,portugues
Eletricidade / comunicação
Sim
Preço
2.700 R$ por pessoa