Trekking nos lençóis 3 dias 2 noites
3 dias / GRANDES LENÇÓIS

Dia 1. Barreirinhas - APA Pequenos Lençóis - Atins - Rio Negro - Oásis Baixa Grande.
Saídas de Barreirinhas às 8h30. Iniciaremos o passeio de hidroavião, visitaremos a Área de Preservação Ambiental (APA - Pequenos Lençóis Maranhenses, uma Unidade de Conservação Estadual), visitaremos os vilarejos de Vassouras, Mandacaru e faremos uma parada para almoço na praia de Caburé. Após o almoço, um breve descanso, o barco parte para Atins às 13h40 e chega às 14h no porto de Atins.
De lá, haverá um transporte 4×4 para nos levar diretamente até a foz do Rio Negro, de onde começaremos a caminhada em direção ao Oásis Baixa Grande (a viagem de carro leva cerca de 1 hora), depois são 7 km a 8 km de caminhada (2 a 3 horas) até o oásis.
Oásis Baixa Grande - 6 famílias vivem neste recanto da natureza. A beleza do banco de areia que resiste ao avanço das dunas é impressionante. Os moradores locais vivem sua tradição com sua aptidão para a criação de pequenas cabras, ovelhas, porcos e galinhas em regime de pasto livre. A pesca na praia, nos rios e nas lagoas também faz parte do dia a dia das famílias, e algumas famílias agora também vivem do turismo. Aproveite seu tempo livre para explorar os quintais dos moradores locais e bater um bom papo com eles. A tiquira (aguardente de mandioca), típica da região, é uma tradição. Passaremos a noite na casa de uma família nativa.
Dia 2 - Oásis Baixa Grande - Oásis Queimada dos Britos (12 km).
A caminhada começa às 5h30, com café servido às 5h. A caminhada tem 12 km de extensão, leva de 3 a 4 horas de caminhada efetiva, veremos o nascer do sol e atravessaremos o Rio Negro e entenderemos sua dinâmica no deserto, conheceremos a Ponta do Peadouro, uma região de dunas altas, com excelentes vistas da região. A chegada à vila está prevista para as 10h30. Ficaremos hospedados na casa de uma família nativa, onde faremos as refeições e passaremos a noite em redes.
Queimada dos Britos é o segundo Oásis a ser visitado, uma vila com 20 famílias, já associada ao município de Santo Amaro do Maranhão. A vegetação típica é a restinga. Durante os meses de cheia, a vila fica parcialmente inundada, o que torna a aventura de sair ao amanhecer ainda mais emocionante. A comunidade possui uma pequena escola adaptada para 9 crianças. 11h - 15h30 Hora do almoço e descanso 16h - Banho na lagoa e pôr do sol.
19h - Jantar Noite livre.
3º dia - Oásis Queimada dos Britos - Betânia (18 km)
A partida está marcada para as 3h, o café da manhã é servido às 2h30. A caminhada até a vila de Betânia leva de 6 a 9 horas entre natação e caminhada. No caminho, é possível ver as grandes lagoas da região, como a Lagoa das Cabras e a Lagoa do Junco. A chegada está prevista para as 10h.
10h30 - Traslado para Santo Amaro em veículo 4x4
13h - Retorno a Barreirinhas em carro particular
OBS.
Incluir no passeio.
Guia local.
Traslado de barco para Atins.
Almoço em Caburé.
Traslado de Atins para o Rio Negro.
Jantar na pousada.
Pernoite em Baixa Grande.
Almoço, jantar e pernoite em Queimada dos Britos.
Data
todo o ano (3 dias)
Estação climática
Verão
Local de partida
a escolher
Dificuldade
Idiomas
espanhol. Ingles, italiano
Eletricidade / comunicação
Sim
Preço
Value per person R$.2.550,00